quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Esclarecimento: O médico do Seixo em primeiro lugar

Devido a uma recente acusação vimos exercer o direito de resposta.
  • Sobre a notícia dada no nosso blog. O texto publicado pretende tão somente dar notícia de que foi aproveitada a visita da Ministra da Saúde para lhe entregar um memorando das várias acções já feitas, pelas pessoas do Seixo, no sentido de ser cá colocado um médico. Em nenhum momento da notícia é referido o movimento MAIS. Por se tratar de uma notícia e como estavam presentes os elementos da lista do PS que entregaram uma petição no sentido de ser cá colocado o médico, resolvemos até referir esse facto.
Pedimos desculpa a alguém que tenha lido a notícia que foi dada e tenha feito a interpretação de que o MAIS quis puxar a si o trabalho feito pela colocação do médico. Para que fique claro o trabalho de sensibilização para a colocação do médico (que devia competir em primeiro lugar à junta de freguesia) foi liderado pelos cidadãos Luís Rocha e Eduardo Jorge, em conjunto com cerca de duas dezenas de voluntários que recolheram assinaturas e principalmente por 852 habitantes do Seixo que se associaram de modo explícito a esta iniciativa.

  • Sobre os pontos 1,2 e 3 do "esclarecimento" com que somos acusados perguntamos: Onde é que foi dito ou sequer dado a entender pelo MAIS que a iniciativa do abaixo assinado; das reuniões na ARS, no ACS em Cantanhede, no Centro de Saúde de Mira na CM de Mira e da entrega do Memorando à Ministra foi exclusivamente do Eduardo Jorge ou do movimento MAIS?

Como se pode ver no texto entregue a Sua Excelência a Ministra da Saúde nem uma vez se fala em nenhum movimento autárquico, nem lista, nem em partido político.

  • Não duvidamos que a Junta de Freguesia tenha feito algum esforço para a colocação do médico. Mas concordarão connosco, que publicamente nunca deu uma palavra à população sobre esse esforço. Mais ainda, a Junta de Freguesia tendo sido informada das iniciativas da população a pedir o médico, em vez de associar-se dando força ao pedido, manteve-se afastada.

  • Mais uma vez pedimos desculpa se criámos algum mal entendido com o relevo que demos ao facto de 852 pessoas do Seixo se terem junto à iniciativa dos cidadãos Dr. Luís Rocha e Eng. Eduardo Jorge de terem feito algo para ser colocado um médico no Seixo (depois de terem informado a junta de freguesia e esta se ter posto de parte).
Lamentamos que a lista do PSD se tenha ofendido com esta nossa acção. Mas continuaremos insistentemente a procurar defender os interesses do povo do Seixo no seu todo, mesmo que para isso tenhamos que confrontar os interesses de algumas pessoas do Seixo em particular.

Como o problema da falta de médico é um problema de toda a freguesia, humildemente e sem nenhuma carta na manga pedimos os seguintes esclarecimentos à auto-intitulada "única candidatura que tem um projecto estratégico para solucionar o problema da assistência Médica no Seixo"

  1. - Quais são as obras que pensam fazer na extensão de saúde do Seixo? Na extensão de Saúde do Seixo trabalharam já dois médicos – é certo que os tempos mudam-se e as condições vão sendo cada vez mais exigentes – mas não terá a extensão de saúde condições boas para o trabalho de um médico? Perguntamos isto uma vez que nas várias reuniões em que foi solicitado um médico para o seu Seixo (e em que o Eduardo Jorge esteve presente) nunca foi referido como motivo da sua ausência a falta de condições físicas do edifício. Aproveitando este ponto, perguntamos também porque é necessário mudar a localização da Junta para a Escola?
  2. - Por outro lado, se querem criar condições realmente boas na extensão de saúde para utentes e profissionais, acham que o actual edifício reúne condições para aí serem feitas obras de fundo para a criação de uma unidade de saúde do século XXI? Não seria mais sensato - se queremos mesmo investir no Posto Médico - pensar na criação de uma unidade de raiz, com divisões maiores, mais arejadas, com espaço de estacionamento, etc...?

Sem comentários:

Enviar um comentário