quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O MAIS esmiuça o programa eleitoral (4)

Área Social
  • Apoiar as actividades em que o espírito comunitário esteja presente.
Queremos que a junta de freguesia continue a apoiar a organização da festa do Seixo, e de outras actividades levadas a cabo pelas diversas “forças vivas” da nossa terra.
  • Trabalhar em parceria com instituições de solidariedade social de forma a responder às necessidades dos mais desfavorecidos. Apoiar o Centro de Partilha e possibilitar o seu alargamento a outros bens além da roupa.
  • Impulsionar o banco de manuais escolares.
Um espaço onde se possam trocar os livros da escola das crianças e jovens.
  • Dar incentivo à natalidade (iniciativas de apoio, ainda que simbólico que estejam ao alcance da Junta de Freguesia).
  • Enaltecer socialmente o papel da mãe, do pai e dos avós.
  • O apoio pecuniário e directo, em parceria com os pais, para que todas as crianças possam frequentar o ATL em igualdade de circunstâncias;
Através destes três pontos pretendemos reconhecer a importância da renovação de gerações, e se é certo que a Junta não pode fazer muito nesta área, pode pelo menos dar sinais de apoio, reconhecimento e incentivo a quem dá continuidade à nossa terra e às nossas gentes. Pretendemos também atenuar as diferenças e proporcionar a todas as nossas crianças (com o apoio dos pais) condições de igualdade na frequência da escola e das actividades associadas.
  • Criar um gabinete de apoio ao preenchimento de “papéis”.
  • Criar um gabinete de apoio logístico que possa fazer pequenas tarefas a quem tem limitações.
  • Promover um banco de tempo, que possa contribuir para ajudar as pessoas a realizar as suas tarefas e a partilhar o seu tempo recuperando o espírito das “trocas de tempo”.
Um banco de tempo é uma associação onde se deposita tempo e se é credor de tempo. Um oferece uma hora de trabalho a fazer renda e outro uma hora para ir à farmácia. Um oferece uma hora para plantar umas alfaces a alguém que precise e recebe uma hora de explicações de matemática… Neste banco, tudo é possível, e a moeda é o tempo que disponibilizamos para ajudar e para sermos ajudados. Através da implementação deste banco, recuperamos o espírito da entreajuda comunitária e ajudamos muita gente naquelas tarefas que podem ser mais difíceis para uns, e até são simples para outros…
Outra missão importante deste banco de tempo será a de diminuir as situações (mais frequentes do que seria desejável) de tantas pessoas que vivem – e se sentem – muito sós na nossa terra.
  • Apoio a peregrinos (alojamento e acompanhamento)
  • Contínua actualização e dinamização do Site da Junta com a criação de novas secções. (seixenses no mundo; empresas no seixo; factos da nossa história; actividades on-line, etc…)
  • Criar condições para o espaço de atendimento da Junta estar aberto todos os dias à mesma hora.
Simplicidade para as pessoas e acabar com a pergunta: “Quando é que a junta está aberta?”.

Sem comentários:

Enviar um comentário