quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O MAIS esmiuça o programa eleitoral (4)

Área Social
  • Apoiar as actividades em que o espírito comunitário esteja presente.
Queremos que a junta de freguesia continue a apoiar a organização da festa do Seixo, e de outras actividades levadas a cabo pelas diversas “forças vivas” da nossa terra.
  • Trabalhar em parceria com instituições de solidariedade social de forma a responder às necessidades dos mais desfavorecidos. Apoiar o Centro de Partilha e possibilitar o seu alargamento a outros bens além da roupa.
  • Impulsionar o banco de manuais escolares.
Um espaço onde se possam trocar os livros da escola das crianças e jovens.
  • Dar incentivo à natalidade (iniciativas de apoio, ainda que simbólico que estejam ao alcance da Junta de Freguesia).
  • Enaltecer socialmente o papel da mãe, do pai e dos avós.
  • O apoio pecuniário e directo, em parceria com os pais, para que todas as crianças possam frequentar o ATL em igualdade de circunstâncias;
Através destes três pontos pretendemos reconhecer a importância da renovação de gerações, e se é certo que a Junta não pode fazer muito nesta área, pode pelo menos dar sinais de apoio, reconhecimento e incentivo a quem dá continuidade à nossa terra e às nossas gentes. Pretendemos também atenuar as diferenças e proporcionar a todas as nossas crianças (com o apoio dos pais) condições de igualdade na frequência da escola e das actividades associadas.
  • Criar um gabinete de apoio ao preenchimento de “papéis”.
  • Criar um gabinete de apoio logístico que possa fazer pequenas tarefas a quem tem limitações.
  • Promover um banco de tempo, que possa contribuir para ajudar as pessoas a realizar as suas tarefas e a partilhar o seu tempo recuperando o espírito das “trocas de tempo”.
Um banco de tempo é uma associação onde se deposita tempo e se é credor de tempo. Um oferece uma hora de trabalho a fazer renda e outro uma hora para ir à farmácia. Um oferece uma hora para plantar umas alfaces a alguém que precise e recebe uma hora de explicações de matemática… Neste banco, tudo é possível, e a moeda é o tempo que disponibilizamos para ajudar e para sermos ajudados. Através da implementação deste banco, recuperamos o espírito da entreajuda comunitária e ajudamos muita gente naquelas tarefas que podem ser mais difíceis para uns, e até são simples para outros…
Outra missão importante deste banco de tempo será a de diminuir as situações (mais frequentes do que seria desejável) de tantas pessoas que vivem – e se sentem – muito sós na nossa terra.
  • Apoio a peregrinos (alojamento e acompanhamento)
  • Contínua actualização e dinamização do Site da Junta com a criação de novas secções. (seixenses no mundo; empresas no seixo; factos da nossa história; actividades on-line, etc…)
  • Criar condições para o espaço de atendimento da Junta estar aberto todos os dias à mesma hora.
Simplicidade para as pessoas e acabar com a pergunta: “Quando é que a junta está aberta?”.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O MAIS esmiuça o programa eleitoral (3)

Área Cultural
  • Sensibilizar para a manutenção de Muros e fachadas e continuar a apoiar a preservação da fachada da casa Gandareza.
Continuar e reforçar este programa que já vem de trás.
  • Impulsionar a criação de um Museu da Casa Gandareza.
É um sonho da nossa terra. Pretendemos começar a colocar os pés na terra e a definir estratégias para a sua concretização.
  • Erigir um monumento evocativo da Igreja velha (no âmbito da requalificação do Largo)
  • Fomentar a divulgação da cultura local com as diversas entidades ou particulares. Recordar os Moliceiros, a pesca do bacalhau, a vivência quotidiana dos anos 60, os “Ratinhos” do Alentejo, as saídas “a salto” para França, as idas às vindimas, o Sal na ria de Aveiro.
  • Levar o teatro à escola ou a escola ao teatro.
  • Criar um programa de ocupação de crianças e jovens em tempo de férias. (Lembram-se dos pisadores da calçada?)
As duas sugestões anteriores inserem-se na mesma linha e pretendem valorizar a forte tradição do teatro no Seixo, que tem mantido nos últimos tempos a sua qualidade, mas que tem espaço para mais peças.
  • Criar um ponto de acesso gratuito à Internet sem fios no Seixo.
  • Dinamizar e enriquecer a biblioteca existente no edifício da Junta de Freguesia.
Pretende-se criar a possibilidade de empréstimos de obras, troca de livros entre leitores e aquisição.
  • Continuar a apoiar a ACR, os escuteiros, as comissões de festas e outras forças vivas da Freguesia nas actividades que desenvolvem.
  • Dinamizar o Turismo Sénior, levando os nossos mais idosos aos locais "por onde andaram noutros tempos: Alentejo, Vilar Formoso e suas aldeias,...“ e encetar contactos com as Autarquias dessas paragens tendo em vista eventual geminação para troca de experiências e relatos de vivências.

domingo, 27 de setembro de 2009

O Médico do Seixo em Primeiro lugar...

Um pequeno grupo de pessoas do Seixo liderados por Eduardo Jorge, aproveitou a deslocação da Ministra da Saúde a Mira na passada sexta-feira para lhe entregar pessoalmente e em mão um Memorando com as diligencias efectuadas para a colocação de um médico no Seixo.
No memorando salientou-se, o abaixo assinado com as 852 assinaturas e as reuniões realizadas:
  • na ARS de Coimbra com o seu director,
  • em Cantanhede no ACES Baixo Mondego 3 com o Director Dr. Rui Crisóstomo e o Dr. Sérgio Lourenço
  • no Centro de Saúde de Mira
  • na Câmara Municipal de Mira
A entrega do memorando veio no seguimento das acções anteriormente desenvolvidas e, com a passagem da Sra. Ministra por Mira, não podíamos deixar passar esta oportunidade para reforçar as necessidades da nossa Freguesia.
A Sra. Ministra mostrou interesse pela nossa preocupação e comprometeu-se a analisar o caso da extensão de saúde do Seixo.
Se não temos médico no Seixo hoje, ninguém pode dizer que é por falta de conhecimento do problema.
Na mesma ocasião foi entregue um outro pedido pela lista do PS candidata à Junta de Freguesia.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O MAIS esmiuça o programa eleitoral (2)

Foi distribuída ontem à tarde a nota do MAIS sobre a Economia na nossa freguesia. Sublinhámos as ideias apresentadas anteriormente e acrescentámos duas novidades:
- Participar activamente na reflorestação das áreas públicas ardidas;
- Estudar a possibilidade de implementação de turismo rural.
(carregue nas imagens para aumentar o seu tamanho)



quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O MAIS esmiuça o programa eleitoral (1)

Vamos começar agora uma série de textos com comentários às propostas do nosso programa eleitoral tal como apresentado no dia 6 de Setembro e publicado aqui no blogue uns dias depois. Algumas ideias novas que surgiram de conversas nossas (mas também com outras pessoas) vão ser acrescentadas, com a devida ressalva que são novidade e não tinham ainda sido apresentadas.
Começamos esta apresentação pela
Área Ambiental e de Lazer
.

  • PDM – Intervir para que o PDM esteja ajustado à realidade da freguesia.
Temos a convicção que é necessário intervir para o ajuste do PDM à realidade da freguesia e assim que este processo esteja em marcha publicitá-lo e informar disso as pessoas para que apresentem as suas sugestões.
  • Procurar definir com urgência uma zona para construção de habitação a preços controlados, à semelhança do que acontece noutros locais do Concelho; (Área para construção “social” ).
Pretendemos que seja possível a cedência de alguns lotes de terreno a custos controlados, para a construção de habitação a filhos desta terra com poucos recursos económicos
  • Limpar e fazer manutenção das principais valas e mães de água
Este trabalho já tem sido feito pela actual junta, é para ser continuado e alargado a outras valas.
  • Alargamento dos aquedutos que dificultam a passagem das águas pluviais (na vala da sapateira e outras).
  • Intervir e embelezar a área envolvente da fonte de cima.
Aquilo que em tempos foi um jardim encontra-se actualmente quase “ao abandono” numa zona muito nobre do Seixo.
  • Intervir para a renovação do piso do polidesportivo.
O piso do polidesportivo está muito degradado e torna-se perigosa a prática desportiva, é urgente a sua renovação, bem como interceder para a melhoria do piso do campo de futebol de 11 (não estava no programa inicial)
  • Criar roteiros pedonais e de ciclismo para passeios de contacto com a natureza e pedir a ligação à ciclo-via
Sinalizar percursos de contacto com a natureza, com algumas informações referentes aos locais de interesse, que convidem os turistas que visitam o Concelho a virem ao Seixo..
  • Promover a requalificação (e segurança) dos Parques infantis que se encontram na área da Freguesia
Intervenções muito simples que melhorem a segurança dos parques, por exemplo trocar as tábuas dos baloiços por cintas de pano que em caso de queda não magoam as crianças, manter o equipamento dos parques actualizado e em segurança por forma a que as crianças os possam utilizar sem riscos.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

"Avaliação Intermédia"

Após a azáfama da apresentação da equipa e do projecto e enquanto se dá espaço à campanha eleitoral para as legislativas é tempo de fazer um pequeno balanço do caminho feito.
Há tempos formámos o Movimento Autárquico Independente do Seixo. Uma proposta fundamentada, assente nos valores do serviço, com o objectivo de colocar a junta de freguesia ao serviço das pessoas de forma mais aberta, resolvemos embarcar neste projecto. Na altura explicámos o porquê!
Hoje sentimo-nos felizes por termos dado este passo. Podem acusar-nos de presunção, mas pensamos que o aparecimento do projecto MAIS, foi catalisador de mudança. Parece que um pouco por todo o Seixo as pessoas viram a necessidade de renovação, de dinâmica e de transformação – viram que é possível sonhar MAIS e querer ir mais longe. Viram a necessidade de “dar gaz à Junta” , perdoem-nos a expressão. Em boa hora surgiu este movimento, que para já teve o mérito de abanar as coisas…
Esperamos que esta dinâmica que se criou a preparar as eleições não seja apenas o entusiasmo próprio dos calores da campanha, e que permita de facto criar uma “revolução pacífica” na freguesia do Seixo.
Conhecendo por dentro o projecto e a equipa do MAIS, depois de vermos o programa do PS no seu blog, e a apresentação da lista e do projecto do PSD ficámos com a forte convicção que as coisas na junta de freguesia do Seixo serão diferentes. Ainda aguardamos a apresentação da equipa liderada pelo Sr. Evangelista Jorge, mas temos neste momento a certeza que ganhe a lista que ganhar o Seixo já ganhou! Os programas estão apresentados e são ambiciosos. Há neste momento nas listas que concorrem à assembleia de freguesia um conjunto de pessoas que se envolvem pela primeira vez, pessoas com provas dadas de serviço à comunidade e com novas formas de ver a realidade. Há um conjunto muito largo de sugestões e de inovações para melhorar, para ajudar, para servir… Muitas destas sugestões são alterações muito simples de funcionamento, coisas que custam muito pouco (ou mesmo nenhum) dinheiro mas que podem transformar a vida de algumas pessoas, desde que a equipa que vier a ter a responsabilidade de formar a Junta de Freguesia lhes dê corpo e as implemente.
Depois de todo este entusiasmo que vivemos agora, será de uma responsabilidade enorme pegar na Junta de Freguesia. Vivemos momentos de crise a nível nacional (aliás dizem que sempre vivemos), mas vivemos de modo especial reformas importantes na área da saúde e é muito importante nesta altura de viragem e reformulação dos serviços que o Seixo faça ouvir a sua voz e recupere o serviço de saúde que é indispensável às pessoas.
E é precisamente às pessoas que compete escolher… Temos várias alternativas de gente que gosta do Seixo e que está disposta a trabalhar pela sua terra. Analisemos o que foi feito, o que é proposto, e vamos a votos, escolher uma DINÂMICA e uma equipa para os próximos quatro anos da nossa terra.
Conhecidos os programas é agora a altura para a discussão dos mesmos. Para a explicação de alguns pormenores, e para a clarificação de outros.
Com certeza que até dia 11 todas as equipas terão tempo de esclarecer os programas, de sublinhar os pontos que consideram mais importantes e até de pedir a clarificação de algum ponto mais ambíguo noutros programas, porque não?
Uma boa campanha!

domingo, 13 de setembro de 2009

A Equipa do MAIS

Depois da apresentação pública da nossa equipa no dia 6 de Setembro, publicamos hoje aqui no blogue a nossa equipa.

Renovamos o convite à apreciação do nosso programa, que foi apresentado e publicado (no post anterior) no passado dia 6.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Programa Para Um Seixo MAIS

Aqui fica o programa do Movimento Autárquico Independente do Seixo, tal como apresentado no passado dia 6 de Setembro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Notícia da Apresentação do MAIS

Chegou-nos ontem um comentário com uma notícia da apresentação do MAIS que publicamos de seguida, dá uma ideia resumida do que se passou para quem não esteve.

Foi ontem, dia 6 de Setembro, no salão nobre da Junta de Freguesia, que o MAIS apresentou a sua equipa e o respectivo projecto.
Esta sessão começou com rasgados elogios a esta iniciativa num discurso do Manuel Pereira que deu grande ênfase aos valores pelos quais é regido este Movimento sem esquecer os motivos que levam o movimento a apresentar uma candidatura válida, MAIS Pelo Seixo.
Seguiu-se a apresentação individual dos elementos que compõem a lista com o salientar das qualidades e MAIS-valias que cada um, mediante a sua experiência pessoal e profissional, pode trazer a uma terra de trabalho como o Seixo. É importante salientar que há um espectro alargado de formações e actividades profissionais, com pessoas de áreas tão diferentes como a saúde, a agricultura ou a mecânica. Naquela que foi já apelidada como a ‘lista dos catequistas’ há que realçar a natural e sólida formação cristã nos valores que caracterizam as gentes do Seixo.
Uma intervenção curta do Gabriel da Frada veio salientar o facto de se estar a ‘fazer política’ no Seixo visto termos várias listas a concorrer o que dinamiza a campanha e obriga a novos esforços que não se manifestariam no caso de não haver alternativas. Referiu ainda o orgulho por ver gente nova e de valor pela primeira vez na política, e apelou vivamente ao voto, desde logo a pensar nas legislativas e então depois nas autárquicas. Deu então a palavra ao próximo interveniente sem deixar de referir as qualidades e os valores que devem orientar quem anda na política com claro apelo à Verdade.
São estes valores que fazem também parte do projecto, apresentado pelo Pedro Lavrador. Um projecto que contém algumas ideias recorrentes mas que traz também muita coisa nova, muitas ideias originais e de futuro. Com clara aposta na área da saúde pública este é um projecto que se destaca ainda pelas ideias de futuro no que toca à cultura e ao recurso às novas tecnologias. Foi ainda referida a importância do apoio social, dos serviços na Junta e da valorização de espaços de lazer algo desaproveitados (com clara intenção de meter o Seixo no rumo turístico do concelho).
A apresentação viria a terminar com uma fase de discussão de novas ideias não sem antes o cabeça de lista (Eduardo Jorge) dirigir algumas palavras aos presentes, que vieram reforçar as ideas anteriormente referidas na sessão, num claro apelo ao voto sério e informado em quem quer fazer MAIS Pelo Seixo.

domingo, 6 de setembro de 2009

A Equipa do MAIS

Manuel Eduardo da Conceição Jorge
Engenheiro Mecânico

Pedro Miguel Ribeiro Lavrador
Professor

Luísa Maria de Jesus Neves
Gestora de Seguros

António Miguel Pimentel Castelhano
Engenheiro Técnico Agrícola

Sérgio João Tarenta Seabra
Electricista

Paula Maria da Costa Pinho Lourenço
Enfermeira

João Fernando dos Santos Frade
Pequeno Empresário Agrícola

Edite Marlene Santos Sargento
Educadora de Infância

Vitor Manuel Lourenço dos Santos
Motorista

Benilde Sacramento Seabra Domingues
Auxiliar de Idosos

Paulo Manuel dos Santos Almeida
Motorista

Rui Filipe Jesus Martins
Estudante

David Miguel Catarino Rocha
Estudante

Caroline Carlos Zagalo
Empregada de Mesa

António José Ramos Marques Serafim
Marceneiro

Mandatário:
Carlos Ventura Pimentel Castelhano
Advogado

sábado, 5 de setembro de 2009

Ainda a equipa a crescer...

Estou no MAIS porque gosto do Seixo.

Estou no MAIS para lutar pelo bem-estar das pessoas do Seixo.

Edite Sargento

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Não há duas sem três...

Queremos partilhar convosco duas pequenas coincidências que já nos sucederam.

Talvez não saibam que a ordenação das listas no boletim de voto é feita por sorteio entre todas, realizado no tribunal. Realizado o primeiro sorteio, foi atribuído ao MAIS – Movimento Autárquico Independente do Seixo o primeiro lugar no boletim de voto para a Assembleia de Freguesia de Seixo.

Por razões que não vêm ao caso (devido à desistência de uma lista e ao recurso de uma outra força política do concelho), o sorteio foi impugnado e teve de ser repetido.

Adivinhem quem ficou novamente em primeiro lugar no boletim?

Ora pois pela segunda vez o MAIS foi sorteado em primeiro! Ora diz o povo, e costuma ter razão, que não há duas sem três…

Cá esperamos pelo dia 11 de Outubro para ver se mais uma vez o povo terá razão e nós voltamos a ficar em primeiro lugar…